Publicado em

spot_img

Com sentido de reconhecer o trabalho incansável a dedicação e a humanização dos profissionais de enfermagem, verdadeiros pilares da saúde pública e do bem-estar das nossas comunidades. O hospital municipal do hoji-ya-henda celebra hoje 12 de maio o dia internacional do enfermeiro, sob o lema: Nossos enfermeiros nosso futuro, cuidar do enfermeiro é fortalecer a economia.

Diretor Geral do Hospital: Bernardo Teixeira

Durante o acto de abertura das celebrações do dia do enfermeiro o diretor geral do hospital enalteceu o grande papel do enfermeiro e convidou-os a refletir sobre a importância de valorizar e investir nesses profissionais que sustentam o sistema de saúde com seu trabalho árduo, muitas vezes silencioso, mas sempre essencial. Que está data sirva como inspiração para fortalecer o nosso compromisso coletivo com a promoção de cuidados cada vez mais humanizados.

Bernardo Teixeira avançou ainda que vários foram os desafios encontrados após a sua chegada para dirigir o hospital. “Quase meio adormecido”. A sua função foi tentar alavancar e dar uma nova imagem ao hospital. No que toca ao atendimento, na altura atendimento fraco.
Hoje já constatamos um grande fluxo de nossos utentes, porque nós dinamizamos serviços. Dizer que na altura em que nós chegamos aqui encontramos um fluxograma único, que a pediatria, a medicina interna, a ginecologia eram numa só entrada e hoje já notamos a diferença, separamos os serviços para então poder melhor dinamizar o atendimento aos nossos utentes. Um dia importante, que nós não poderíamos deixar em branco.
Os enfermeiros significam muito para nós, eles são guerreiros, estão sempre na linha da frente e mereciam, por parte da direção, esta grande actividade. De fato, como vocês puderam observar, fizemos praticamente tudo para que eles, não só os enfermeiros, mas se não toda a classe, todos os funcionários do hospital pudessem ter um dia tão especial como hoje, que é o Dia Internacional do Enfermeiro.

O diretor geral do hospital Bernardo Teixeira, referiu ainda sobre a situação da cólera que o país enfrenta criado assim condições necessárias para os cuidados da doença com a implantação da unidade de tratamento à cólera.

Todos os doentes com sintomas de diarreia e vômitos vão nesta unidade de tratamento da cólera. Mas felizmente, falo assim de forma geral, o município de hoji-ya-henda ainda tem registado poucos casos de cólera e a nossa unidade, neste momento, confesso, só temos um caso. E dizer que nas últimas 72 horas, hoje é segunda-feira, não tivemos nenhum caso registrado no hospital. Estamos em altura de acudir os casos, e situações de cólera, temos bastante material gastável, soro, luvas, e os nossos profissionais também estão capacitados e preparados para atender todos os pacientes que entram na nossa unidade com vômitos e diarreia.

Diretor Geral dos Enfermeiros: Gomes Panganga.

Por outro lado o diretor geral dos enfermeiros Gomes Panganga, entendi que por ser um dia especial falar da enfermagem é falar de um mundo saudável. O dia 12 de maio é um dia de reflexão, onde todos sabemos o que é enfermagem. Portanto hoje reunimos para celebrarmos e reconhecer o papel fundamental que os enfermeiros desempenham em nossa sociedade. É com grande respeito e admiração que nos dirigimos aos verdadeiros homens da saúde.

Gomes Panganga ressaltou ainda que ser enfermeiro, não é apenas uma profissão é uma vocação. E cada um de nós dedicou a sua vida a cuidar do próximo, oferecendo não apenas habilidades técnicas, mas também compaixão, empatia em momentos de dor e incerteza. A presença de um enfermeiro traz conforto, esperança para a saúde melhorar. Hoje estamos na linha de frente, enfrentando os desafios diários com coragem, determinação, mesmo com pouco recurso.

Área da Financeira do Hospital: José Nelson Bráz.

O administrador adjunto da área financeira do hoji-ya-henda José Nelson Bráz, fez saber que está data deve ser comemorativa, todos os dias o grande papel que eles têm na sociedade, e os gestores e não só, devem cada vez proporcionar aquilo que são as condições mínimas que se querem, porque são técnicos que precisam ter um devido acompanhamento por conta da especificidade do trabalho que eles têm e, portanto, deixamos aqui algumas orientações expressas e mesmo na visita que tivemos, quando assumimos a gestão do Instituto hoji-ya-henda, deixamos a mensagem de que tudo faremos para podermos proporcionar as melhores condições de trabalho para essa franja de técnicos, para essa categoria.

Portanto devemos considerar normal que um utente possa sempre cada vez mais exigir e, aliás, qualquer área de atuação de qualquer profissional, é normal que um utente possa manifestar uma ou outra indignação, mas nós estamos atentos a essas questões e, portanto, é cada vez mais disponibilizarmos meios, quer técnicos e medicamentosos, para podermos satisfazer aquilo que são as necessidades diárias daqueles que vão ocorrer aos serviços desses profissionais.

Diretora Municipal do Hospital: Maria Adelaide António.

Já a diretora municipal da saúde do hoji-ya-henda Maria Adelaide António, realçou a importância do profissional de saúde visto que a categoria de enfermeiro é uma vocação que o técnico deve ter, sendo uma profissão nobre. Humanizar os doentes é primordial, cuidando, com empatia, com dedicação e amor aos doentes.

A questão da humanização nos hospitais temos debatido. E todos os dias realizamos uma reunião matinal e independentemente das situações que ocorrem nas 24 horas no cotidiano nós debatemos sempre com a humanização dos serviços de saúde. Vamos dizer que o nosso objetivo é melhorar cada vez mais, existem enfermeiros muito competentes e dedicado, mais também reconhecemos que há erros que tem de se trabalhar mais nessa humanização.

Hospital municipal do hoji-ya-henda realizará campanhas de higiene, palestras sobre a importância da humanização, e rastreio para comunidade sobre doenças como hipertensão, diabetes e tuberculose, com especialistas para melhorar o tratamento e a qualidade de vida. dedicados ao mês de maio, em que assinala-se o dia internacional do enfermeiro.

Texto: Jorgina Manuela

últimos Artigos

Taxa de importação dos autocarros um desafio para empresários do sector dos transportes inter-provincias

Egildo Ferraz Beu, empresário do sector dos transportes a mais de 20 anos, e...

Moçambique celebra 50 anos desde a sua independência

Os 50 anos de independência de Moçambique foi comemorado em um ritmo de festa...

Angola, através da Unidade de Gestão da Dívida, marcou presença na 12.ª edição do Fórum de Paris, sob o tema “Aprimorando a prevenção e...

A conferência realizada anualmente, desde 2013, pelo Clube de Paris e pela Presidência do...

CAMPEONATO AFRICANO DE ESGRIMA ANGOLA TERMINA CAMPANHA

A Selecção Nacional Masculina de Esgrima conquistou hoje, 29/06, na cidade de Lagos, Nigéria,...

Mais Artigos

Taxa de importação dos autocarros um desafio para empresários do sector dos transportes inter-provincias

Egildo Ferraz Beu, empresário do sector dos transportes a mais de 20 anos, e...

Moçambique celebra 50 anos desde a sua independência

Os 50 anos de independência de Moçambique foi comemorado em um ritmo de festa...

Angola, através da Unidade de Gestão da Dívida, marcou presença na 12.ª edição do Fórum de Paris, sob o tema “Aprimorando a prevenção e...

A conferência realizada anualmente, desde 2013, pelo Clube de Paris e pela Presidência do...