Angola tornou-se oficialmente o 86. membro do Fórum Intergovernamental sobre Mineração, Minerais, Metais e Desenvolvimento Sustentável (IGF, sigla em inglês), reforçando o seu compromisso com uma indústria mineira responsável, transparente e sustentável.
O acto oficial decorreu esta terça-feira no “Angola Day”, à margem do Mining Indaba 2026, cuja assinatura foi feita pelo ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás e pela directora do IGF.
Na ocasião, Diamantino Azevedo destacou que o país possui um portfólio mineral diversificado e reiterou o compromisso com a mineração responsável e sustentável.
“A adesão ao IGF ajudar-nos-á a reforçar as estruturas de governação, melhorar a criação de valor local e garantir que o nosso sector mineiro contribua plenamente para o desenvolvimento inclusivo e sustentável”, acrescentou.
Já Isabelle Ramdoo disse que “é com grande satisfação que a IGF recebe Angola como membro” e que “o nosso fórum apoia os países na criação de políticas eficazes para o sector mineiro, promovendo transparência, inclusão e sustentabilidade”.
O formulário de adesão foi assinado pelo ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás angolano, Diamantino Azevedo, e pela directora do IGF, Isabelle Ramdoo, à margem da participação de Angola, no Mining Indaba 2026.
O Intergovernmental Forum on Mining, Minerals, Metals and Sustainable Development (IGF), explica o documento, é uma parceria voluntária composta por mais de 80 países membros, incluindo algumas das mais importantes jurisdições mineiras do mundo.

