Angola apresenta um decréscimo de aproximadamente 18% em relação ao trimestre anterior, e adquiriu nos últimos três meses, nove milhões 442 mil 565 toneladas métricas de derivados de petróleo.
Os dados foram apresentados está quinta-feira, em Luanda, pelo Director Geral do Instituto de Regulador de Derivados de Petróleo(IRDP), Luís Fernando, realçado que neste período o país gastou USD 438 milhões.

Durante a reunião de balanço dos derivados de petróleo referente ao segundo semestre de 2025, sublinhou que entre os produtos em destaque para o gasóleo com 59,6%, gasolina 25% e petróleo iluminante 0,9%.
De acordo com o director, a capacidade de armazenamento instalada em terra mantém-se a 675, 968 metros cúbicos, reiterado a previsão, já anunciada, da entrada em funcionamento do terminal oceânico da barra do Dande, que tem actualmente uma capacidade de 582 mil metros cúbicos.

O balanço indica que o primeiro trimestre de 2025, cerca de 662 milhões de dólares com a importação de um milhão 147 mil 248 toneladas métricas de produtos petrolífero. A gasolina foi o combustível mais importado, representado 55,8% do volume total.
Luís Fernando, destacou que em termos de distribuição o país conta com cerca de 204 postos de abastecimento( PA), sendo que no segundo trimestre foram registados 919 postos em estado operacional, dos quais a Sonangol detém o maior número.
Texto: Jorgina Manuela

