Por Jorgina Manuela
Angola alcançou o primeiro lugar no crescimento turístico de África, em 2025, e quarto a nível mundial com um aumento de 30 por cento nas chegadas internacionais, superando os níveis anteriores à pandemia da Covid-19, segundo dados do Barómetro da ONU Turismo.
A informação foi avançada pelo ministro do Turismo durante abertura do 1.º Conselho Consultivo do Ministério do Turismo, que deu inicio está quinta-feira 29, termina, a 30 de Janeiro, em Luanda.
O ministro do turismo, Márcio Daniel, sublinhou que os resultados alcançados confirmam que Angola está no caminho certo, apesar dos desafios ainda existentes. Os dados recentes do barômetro da ONU Turismo, reafirmou, colocam Angola como o país africano com maior crescimento turístico e o quarto país no mundo com um aumento de 30% nas chegadas internacionais.
“Muito há por fazer, mas os resultados demonstram que o trabalho iniciado começa a produzir impactos reais na economia e no emprego”, referiu.
O titular da pasta do Turismo, disse, que o país quer é competitivo, sustentável, inclusivo e gerador de valor económico e social, contribuindo de forma efectiva para a diversificação da economia e melhoria da qualidade de vida das populações.
“Reafirmamos a total abertura para continuar a trabalhar em estreita articulação com todos os parceiros institucionais, sector privado e sociedade civil, porque só com visão partilhada e compromisso colectivo conseguiremos transformar o potencial turístico de Angola em resultados concretos”, disse Márcio Daniel,
Segundo o governante, Angola tem recebido vários reconhecimentos internacionais que reflectem a crescente notoriedade do país como destino turístico emergente, por diversas plataformas e guias especializados em viagens e que recomendam Angola como um dos destinos a visitar em 2026, reforçando assim a visibilidade global para atrair turistas e investidores.
Ver Angola como o país africano com o maior crescimento turístico no barômetro da ONU Turismo é um sinal de que muito ainda há por fazer, mas também é uma indicação de que estamos no caminho certo”, orgulhou-se.
O país foi ainda vencedor de várias premiações internacionais que destacam a qualidade e a autenticidade da nossa oferta turística. Este processo de afirmação foi amplificado com o lançamento da marca Visita Angola, The Rhythm of Life, que permite-nos traçar uma fronteira entre o antes e o depois da nossa história.

