Decorreu na manhã desta segunda-feira, em Luanda, o acto de abertura da 8.ª Edição da Bolsa Internacional de Turismo de Angola (BITUR) 2025, com apresentação do Visit Angola–Ritmo da Vida como destaque principal da feira.
O discurso de abertura foi presidido pelo Ministério do Turismo Márcio Lopes Daniel, ressaltando o Turismo como um sector com enorme potencial de geração de emprego, empreendedorismo e inovação. ” É aqui que se definem os caminhos das profissões do futuro – desde guias turísticos, gestores hoteleiros, técnicos de eventos, especialistas em turismo ecológico, e tantos outros, um convite a redescobrir Angola, a sentir o pulsar autêntico das nossas culturas, paisagens e povos. É, sobretudo, uma afirmação do nosso orgulho e do nosso compromisso patriótico com o futuro do nosso país”, referiu”.
Ao longo do próximo ano, Angola marcará presença em feiras internacionais de turismo, levando consigo o ritmo, a energia e as potencialidades. ” Mas para que essa presença seja verdadeiramente impactante, é essencial que estejamos preparados, unidos e estrategicamente organizados. É neste contexto que a BITUR surge como uma oportunidade única para alinharmos visões, partilharmos conhecimento e elevarmos o nível de preparação dos nossos operadores turísticos. Pretendemos capacitá-los na criação de roteiros inovadores, apelativos e alinhados com as expectativas dos mercados internacionais, “frisou o digirente.”
” O sector do Turismo não deve haver concorrência quando o objectivo é promover Angola, quando trabalhamos para divulgar o nosso país, todos ganham.”

Sublinhado que Angola precisa de interlocutores mais representativos, activos, conectados à realidade dos operadores, de associações fortes, organizadas, que falem com uma única voz, uma voz do turismo nacional, capaz de defender os interesses de todos e de construir pontes entre os profissionais, o governo e os investidores.
Márcio Daniel, destacou ainda a presença da Secretária Geral Eleita da ONU Turismo, cujo empossamento terá lugar na próxima Assembleia Geral desta organização, a ter lugar em 7 a 10 de Novembro deste ano no Reino da Arábia Saudita. Angola ocupa hoje uma posição estratégica na ONU Turismo, eleitos membros do Conselho Executivo, órgão máximo de decisão estratégica do turismo a nível mundial, Vice-Presidente da Comissão para África da ONU Turismo e Membro do Comité para Formação On-line. Paralelamente, levando a cabo vários projectos que contam com a colaboração deste organismo do sistema das Nações Unidas. Está ainda em fase avançada a criação da Academia de Turismo, que será um centro de excelência formativa para atribuir o selo de qualidade da ONU Turismo, à formação e capacitação técnico-profissional levada a cabo no sector, a qual em função da sua importância estratégica poderá servir não só o nosso país, mas, também, os países vizinhos e não só.
A 2ª Reunião Ministerial sobre Turismo e Transporte Aéreo em África constitui, efectivamente, uma chamada à acção. Neste contexto, Angola assume, com humildade, um papel de liderança continental do processo de adopção da política de isenção de vistos entre países e africanos e da política de céus abertos a nível continental.
” A BITUR é um movimento de afirmação nacional, um espaço de cooperação e um passo firme no caminho da diversificação da nossa economia. Vamos juntos mostrar que o turismo é, de facto, uma força transformadora, capaz de criar empregos, formar talentos, valorizar o que é nosso e colocar Angola no mapa dos destinos mais desejados do continente africano, “Disse”.
Texto: Jorgina Manuela
Foto: Afonso Franscio

