Luanda, acolheu, está segunda-feira, uma visita oficial de uma delegação proveniente dos Estados Unidos da América, em representação do Consórcio de Gestão Internacional, Política e Desenvolvimento (CIMPAD), chefiada pela presidente SPeggy Valentine.

Segundo um comunicado de imprensa do Ministério das Relações Exteriores, a delegação encontra-se no país, no âmbito dos preparativos da realização da 14.ª Conferência Internacional do CIMPAD, prevista para Junho de 2026, em Luanda.
Na Academia Diplomática “Venâncio de Moura”, a comitiva norte-americana foi recebida pelo director-geral da referida instituição, José Marcos Barrica, que conduziu um encontro de cortesia no qual apresentou uma síntese histórica do estabelecimento que dirige, os principais serviços prestados, bem como os desafios e as perspectivas da instituição.

Por seu turno, Peggy Valentine apresentou os principais eixos de actuação do CIMPAD no continente africano, tendo partilhado uma visão alargada sobre os objectivos da conferência programada Luanda, tendo projectado Angola como ponto estratégico para o diálogo global sobre governação, políticas públicas e desenvolvimento.
O professor e especialista em gestão pública e desenvolvimento comunitário, Dr. Harvey L. White, também integrante da delegação norte-americana, tomou a palavra para debruçar-se sobre os laços históricos entre Angola e os Estados Unidos da América, tendo manifestado entusiasmo pela parceria em construção e pela possibilidade de uma cooperação académica e institucional duradoura.
Durante o encontro de cortesia, os visitantes efectuaram uma visita guiada às instalações da Academia, conduzida pelo director do Gabinete de Estudos e Análises Estatísticas do Ministério das Relações Exteriores, Matias Pires.”

As suas raízes remontam deste a luta contra o regime do apartheid na África do Sul. Em 1994, surgiu a iniciativa de estabelecer ligações e intercâmbios com instituições norte-americanas, com a finalidade de reforçar as capacidades locais e superar as lacunas causadas pelas décadas de descriminação.
O CIMPAD apresenta-se como uma estrutura sólida de encontro, formação e cooperação, centrada no reforço institucional, na partilha de soluções e no apoio ao desenvolvimento institucional e a boa governação em África.