Com 99% dos votos apurados, o candidato do Partido Socialista, apoiado por candidatos de partidos do centro no 2º turno, tem 66,7% dos votos válidos contra 33,3% de André Ventura, do partido de extrema direita Chega.
Segundo dados divulgados pelo NM, este domingo em que a Revista Executivo, teve acesso, António José Seguro, do Partido Socialista, é o novo presidente de Portugal.
Com 99% dos votos apurados, o candidato de esquerda, que recebeu apoio dos candidatos de partidos de centro no 2º turno, tem 66,7% dos votos válidos contra 33,3% de André Ventura, do partido de extrema direita Chega.
António José Seguro tem 63 anos e é um político socialista de longa data.
Durante a campanha, ele posicionou-se como um candidato moderado que cooperará com o governo minoritário de centro-direita de Portugal, repudiando as diatribes anti-establishment e anti-imigração de Ventura, e conquistou o apoio de outros políticos tradicionais, tanto de esquerda quanto de direita, que desejam conter a crescente onda populista.
“A resposta que o povo português deu hoje, o seu compromisso com a liberdade, a democracia e o futuro do nosso país, deixa-me naturalmente comovido e orgulhoso da nossa nação” disse.
Apesar da derrota deste domingo, André Ventura, de 43 anos, segue em sua escalada de popularidade no país. O apoio crescente a ele e seu partido reflete a influência cada vez maior da extrema direita em Portugal e em grande parte da Europa.

