DIPANDA EM CONACKRY: QUIBATO ENALTECE CONTRIBUIÇÃO DA GUINÉ PARA INDEPENDÊNCIA DE ANGOLA

O Embaixador de Angola na Guiné, Eustáquio Januário Quibato, afirmou em Conackry que a contribuição e participação de nacionalistas guineenses na luta de libertação nacional foi fundamental para o alcance da independência de Angola em 1975.

O diplomata falava num jantar em Conackry que juntou o corpo diplomático, acomunidade angolana, empresários, religiosos e antigos combatentes recentemente condecorados pelo Presidente João Lourenço nas classes de Honra e de Paz e Desenvolvimento, salientou que este apoio foi decisivo para a afirmação política de Angola no contexto das nações.

Eustáquio Januário Quibato sustentou que a solidariedade africana emanada pelos pais fundadores da Organização de Unidade Africana-OUA, Ahmed Sékou Touré, Kwame Nkrumah, Julius Nyeure, Keneth Kaunda, Hassan II, Ben Bella, Murtala Muhammed, foi decisiva para que Angola chegasse à Independência.

A celebração do jubileu de ouro da “Dipanda” em Conackry foi tambémmarcada por um convite aos investidores guineenses para explorar as oportunidades de negócios em Angola nos domínios do turismo, agro-negócios e da indústria extractiva.

Por seu lado, Diane Madifingo, Conselheiro do Presidente Mamadi Doumbouya, ao intervir no evento da celebração dos 50 anos da independência lançou um desafio para a organização de um colóquio sobre a luta de libertação de Angola e a prestimosa participação de nacionalistas da Guiné.

- Advertisement -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Recente