Executivo angolano firme na distribuição de mais energia e recursos hídricos para todos
Por Jorgina Manuela
Ministro da Energia E Água, João Baptista Borges, procedeu à abertura oficial da cerimônia de lançamento da 2ª Conferência Internacional sobre Energia e Águas e exposição, a decorrer de 28 a 29 de Maio, em Luanda, sob lema: Servindo o País Rumo À Sustentabilidade. Um evento de inegável relevância estratégica para o desenvolvimento sustentável do nosso país.

João Baptista Borges, durante a sua intervenção no acto de abertura da 2ª Conferência Internacional de Energia e Água, ressaltou que, o Executivo Angolano, sob liderança esclarecida de sua Excelência o Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, tem vindo a implementar uma política firme, coerente e estruturada no domínio da energia e recursos hídricos, reconhecendo estes sectores como pilares fundamentais para o crescimento econômico, a coesão social e a melhoria de vida da população.
” No sector das águas, têm sido implementados projetos de grande impacto, com destaque para a construção, reabilitação e expansão dos sistemas de abastecimento de água potável e de saneamento de águas residuais, visando responder às necessidades crescentes da população e promover melhores condições de saúde pública e dignidade social”, disse.
Conscientes dos desafios e não obstante os progressos alcançados, o executivo angolano está envedar esforços no que o respeita ao aumento da taxa de cobertura e à universalização do acesso à energia elétrica e à água potável, um imperativo de governação e um compromisso inalienável do Estado angolano para com os seus cidadãos.
O evento contará com a participação de decisores governamentais, especialistas, académicos, investidores e líderes institucionais de países como Angola, Brasil, China, Estados Unidos da América e Portugal, dentre outros, reforçando a dimensão internacional e o intercâmbio de experiência e boas práticas. A Conferência visa ainda debater os principais desafios e oportunidades dos sectores da Energia e das Águas, promover soluções inovadoras e sustentáveis, incentivar a adoção de novas tecnologias e fomentar parcerias estratégicas entre o sector público, o sector privado e o meio académico.
A programação incluirá sessões plenárias de alto nível, mesa redonda às temáticas, sessões técnicas de apresentação de estudos e projetos inovadores, bem como uma feira de exposição tecnológica e momentos de networking, destinados a estimular investimentos e a cooperação institucional.
O Ministério da Energia e Águas está plenamente empenhado em assegurar que esta Conferência se afirme como um evento de elevada qualidade técnica, científica e institucional, contribuindo de forma efetiva para o fortalecimento das políticas públicas nos sectores da Energia e das Águas.
Foto: Afomso Francisco

