Por Manuela Maneza
A GlobalAcademy, empresa do Grupo Global Services Corporation, líder no mercado angolano de Consultoria de Gestão de Risco (Seguros), realizou nesta quarta-feira no edifício Saphiens em Luanda, a formação de “Gestão de Sinistro Automóvel” em parceria com a Ensa Seguros e a Sonils.

Adilson Adão responsável da aéra de sinistros da Ensa, avançou que a nível de números de sinistros comparativamente ao ano anterior, houve um descrescimo de cerca de 1%, com participação de mais de dois mil e setecentos processos de sinistros, com uma taxa de encerramento de 80 %, o que significa efectivamente que todos os processos participados 80 deste já estão encerrados.
Adilson Adão acrescenta ainda que a nível de mutantes pagos, a seguradora Ensa, já pagou mais de 2.6 mil milhões de kwanzas ao longo deste ano. Salientado que a carência de documentação dos veículos a terceiros tem atrasado o tempo de requalificação do sinistro, e por outro lado a falta de cultura na celebração de coberturas como é o caso de fenómenos de natureza e inclusive danos próprios.

Por sua vez, Agostinho Prata consultor da Ensa Seguros, ressalta a importância da literacia de seguros patente em cada cidadão, ganhando a consciência da cultura de seguros, “No universo de viaturas que circulam no nosso país, abaixo da metade é que faz seguro, eu arriscava, dizer que nem um terço dessas viaturas fazem o seguro, e refiro-me do seguro da componente obrigatório, porque nenhuma viatura poderia circular sem este seguro, quando temos uma viatura, temos um bem potencialmente de risco”. Frisou
Ressaltando que, na sua perspetiva, o custo de seguro é razoável e que pode estar dentro das possibilidades de cada cidadão que compra uma viatura ou quer adquirir uma viatura, referido ainda que para uma viatura ligeira, o valor pode oscilar entre 20 a 35 mil kwanzas por ano, para uma responsabilidade da seguradora que pode ir até aos 13 milhões ou 26 milhões de kwanzas. ” É importante que nós conhecermos para podermos aderir sempre aos seguros, por um valor simbólico.” referiu

Para o CEO da Global Services Corporation e GlobalAcademy, Edson Cachivela, sublinha que este evento reforça a sua tese de melhorar as organizações e a capacidade operacional dela, pelo facto da existência de sinistros incidir sobre a economia de um modo geral, para as empresas mais regularizadas em termos de gestão e com processos muito bem definidos, faz com que a taxa de sinistralidade seja menor e uma economia com taxa de sinistralidade média ou regularizada é uma economia estável.
” Quando uma empresa tem uma taxa de sinistralidade alta, o que acontece no ano seguinte é que a operadora, por conta da liquidez que perde por via das indemnizações, faça também um agravamento das suas apostas”. Disse
A Formação Técnica em Gestão de Sinistro Automóvel, contou com a participação de 80 empresas inscritas, direcionada a quadros seniores, profissionais de gestão de frotas, especialistas em Higiene e Segurança no Trabalho, profissionais de logística, peritos e avaliadores de danos patrimoniais, com o objetivo de partilhar estratégias e boas práticas na gestão de sinistro automóvel, promovendo o desenvolvimento profissional e a excelência no sector.

