A psicóloga clínica e escritora Matilde Furtado, lança oficialmente o livro Inteligência Emocional Feminina-Superação e Propósito, um livro que está voltado ao auto-conhecimento e auto-ajuda a mulheres que vivenciaram algum trauma nas suas vidas.
O lançamento desta obra teve lugar nas irmãs Paulinas, em Luanda, e autora conta-nos que a escolha deste tema- inteligência Emocional Feminina-Superação e Propósito, surge na sequência de experiências vividas pessoalmente, acontecimentos menos bons de sua vida e em site terapêuticos farramenta que o ajudou a superar as situações vivenciadas e por ser um dos pilares da inteligência emocional.

Matilde Furtado sublinhou ainda que, “tive a necessidade de aprofundar mais este tema, porque em sites terapêuticos, percebeu que muitas mulheres vê-se até hoje com está demanda, algumas mulheres são mais apertadas em procurar ajuda, mas outras fecham-se no seu habitar e muitas das vezes estás pessoas acabam por não influir e chegam a um término de vida.” Mas quando nós dominamos está farramenta nós somos capazes de facto de driblar qualquer situação adversa, quer seja pessoal, familiar, social ou profissional.
A autora Matilde Furtado realçou ainda que, “é preciso conhecemos as nossas emoções e saber como elas se manifestam e que reacção cada emoção pode provocar em nós, e de que maneira podemos controlar estas manifestações. É neste sentido que se precisa buscar a auto-ajuda através das ferramentas da programação da neurolinguística e da neurociências, que permitem ensinar as pessoas a dominarem e a terem está inteligência emocional, ou procurar por especialistas na área da psicologia, psicoterapia e terapias que podem ajudar as pessoas a gerirem e lidar suas emoções”.

Está obra junta dois campos científico e espiritual, e autora descreve que, ” Eu sou filha amanda do Criador e quando vivi os processos de dor e de mágoa, eu tive que buscar uma força interior, e Deus é o entusciamos dentro de nós, e ao me aproximar mais de Deus, entendi que de facto havia um cunho espiritual na dor só Deus, pode realmente ajudar a curar. Existe sim os psicólogos mas há níveis de dor, que só pode ser resolvidos de forma espiritual, e foi a partir destes processos que eu igualmente fui também me capacitado cientificamente.
O lançamento deste livro representa um marco significativo na carreira da psicóloga clínica Matilde Furtado, e também ajudar a enriquecer a literatura Angolana.
Por: Jorgina Manuela
Foto: Revista Executivo