RESULTADOS DA 7ª CIMEIRA UNIÃO AFRICANA-UNIÃO EUROPEIA APRESENTADOS AO CORPO DIPLOMÁTICO EM ABUJA

Os resultados da 7ª Cimeira União Africana – União Europeia realizada em Luanda, de 24 a 25 de Novembro, foram apresentados nesta terça-feira, 09/12, em Abuja, ao Corpo Diplomático como um desafio ao multilateralismo e a parceria estratégica.

A apresentação da Declaração de Luanda foi efectuada pelos Embaixadores de Angola, José Bamóquina Zau e da União Europeia na Nigéria, Gautier Mignot, que reconheceram ser uma nova plataforma de reflexão profunda sobre o percurso secular da relação África-Europa para corrigir eventuais erros históricos, incompreensões e traçar um quadro de respeito mútuo, intercâmbio e cooperação paritária.

Para os dois Embaixadores, a Declaração de Luanda, de 25 de Novembro, recomenda que as relações comerciais entre África e Europa sejam a fonte de estabilidade baseada no compromisso e manter os canais de diálogo abertos, transparentes e dentro das balizas da Ordem Internacional.

No seu discurso José Bamóquina Zau disse ser necessário guiar as acções dos dois continentes dentro de um espírito de pragmatismo, livre de preconceitos e burocracias que muitas vezes dificultam a implementação de importantes decisões tomadas em conjunto. “África não pode continuar a ser dominada pela pobreza quando é fornecedora de matérias primas essenciais ao mundo”, defendeu o diplomata angolano, apontando o “investimento no desenvolvimento” como a forma mais assertiva de evitar asfixias provocadas pelo peso excessivo do endividamento.

“A África já sofreu demais em termos de injustiças e discriminações”, alertou Bamóquina Zau valorizando o desafio da União Africana para a próxima Década assente na JUSTIÇA PARA OS AFRICANOS E PESSOAS DE ASCENDÊNCIA AFRICANA ATRAVÉS DE REPARAÇÕES. “É um tema sensível, mas impõe-se necessário para definir o futuro das nossas relações, da migração, mobilidade e integração”, concluiu o embaixador angolano.

O Embaixador da União Europeia na Nigéria, Gautier Mignot, mostrou-se animado com os resultados da 7ª Cimeira de Luanda que lançou uma nova visão de cooperação entre a África e as Instituições Financeiras da Europa capaz de responder aos actuais desafios geopolíticos globais e locais.“Ao longo dos últimos 25 anos, a parceria UA-UE evoluiu para uma parceria que produz resultados reais, um quadro dinâmico para a cooperação – desde a paz e a segurança, às transições verde e digital, à integração económica e à educação.

Este é o objetivo da Estratégia de Investimento Global Gateway da UE, que investiu pelo menos 150 mil milhões de euros”, explicou o embaixador Mignot. Disse que a Iniciativa África-Europa visa apoiar o desenvolvimento de cadeias de valor da indústria transformadora para ajudar África a explorar os seus próprios recursos em alinhamento com a Agenda 2063 da UA e com as iniciativas de reforçar a integração africana, como a Zona de Comércio Livre Continental.

O compromisso dos países desenvolvidos é de mobilizar pelo menos US$ 300 bilhões até 2035, de fontes públicas e privadas, bilaterais e multilaterais, para financiar infra-estruturas pan-africanas, acções climáticas ambiciosas, agricultura, energias renováveis e industrialização.

RDC A CHAVE DO FUTUROOs dois embaixadores reconheceram que os Acordos de Paz para a RDC assinados na semana passada em Washington DC, abrem um campo de esperança para a construção de um futuro próspero para os povos do Congo e de África. “Entendemos que a Paz na RDC é a chave que remove todas as barreiras que alimentam a instabilidade e o subdesenvolvimento na Região dos Grandes Lagos”, disse Bamóquina Zau.

Eles pediram a Comunidade Internacional para aplaudir e apoiar os esforços de mediação desenvolvidos, respectivamente, pela República de Angola, a União Africana, as Nações Unidas, as Autoridades do Qatar e pelo Presidente Donald Trump em reunir as partes para um Acordo de Paz e lançar um Plano de Reconstrução da República Democrática do Congo.

- Advertisement -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Recente