por: Manuela Maneza
A decisão partiu da primeira reunião de 2026, realizada esta quarta-feira, na 127.ª Reunião do Comité de Política Monetária (CPM) do Banco Nacional de Angola (BNA), reduziu percentualmente a taxa básica de juro (Taxa BNA) para 17,5%, face aos 18,5% anteriormente definido.

O BNA decidiu, igualmente, reduzir a taxa de juros da facilidade permanente de concessão de liquidez de 19,5% para 18,5% e manter em 16,5% a taxa de juros da facilidade permanente de absorção de liquidez.
Segundo o governador do BNA, Manuel Tiago Dias, justificou a medida com base na evolução favorável dos indicadores macroeconómicos. “A decisão justifica-se pela desaceleração consistente da inflação, que em Dezembro superou o objectivo definido para 2025, bem como pela perspectiva de manutenção desta tendência nos próximos meses”, assegurou.
Em Dezembro de 2025, a inflação situou-se em 15,7%, uma queda expressiva face aos 27,5% registados em 2004. Segundo Manuel Tiago Dias, este recuo resulta do aumento da oferta de produtos de amplo consumo e da melhoria das condições monetárias, com destaque para o controlo da liquidez em circulação e a sua adequação ao ritmo da actividade económica.
A próxima reunião do Comitê de Política Monetária terá lugar na cidade de Moçâmedes província do Namibe, nos dias 11 e 12 de março de 2026.
Foto: Afonso Francisco

