A Bodiva bolsa de dívidas e valores de Angola, sociedade gestora de mercados regulamentados, SA, realizou a sexta edição do fórum anual da Bodiva, sob o tema” o caminho para o futuro” reuniu importantes intervenientes do mercado de capitais. Nesta quinta-feira foi apresentado o relatório anual dos mercados e um painel de discussão intitulado” financiamento via mercado, abertura de capitais e emissão de obrigações, dados que comprova o crescimento do mercado onde em 2024 foram realizados 10.328 negócios nos mercados regulamentos da Bodiva.

Cristina Lourenço, presidente da comissão executiva interina da Bodiva, destacou a importância do crescimento contínuo do mercado de capitais” Os números apresentados são reflexo do esforço conjunto do sector para consolidar um mercado sólido e dinâmico. A confiança dos investidores e o aumento expressivo das transações demostram que estão no caminho certo para fortalecer o mercado nacional e atrair mais capital para nossa economia.
A taxa média anual de crescimento registado nos últimos oitos anos atingiu 69,94%, demostrado o dinamismo do sector e a confiança crescente dos investidores nas soluções oferecidas. A distribuição trimestral do volume negociado revelou que o terceiro trimestre foi o mais activo, com cerca de 2,13 bilhões de kwanzas transaccionados. O volume de negócio cresceu 105,16% face ao ano anterior, totalizando 10.238 transações, com uma média trimestral de 2,582 negócios. Observou-se ainda que 88,12% das transações ocorreram em ambiente bilateral e 11,88% em multilateral.
No que concerne a maturidade dos títulos de negóciados, registou-se uma concentração em títulos com maturidade residual de até cinco anos, com destaque para os títulos de 2029, que representaram 29% do volume negociado. Em termos de transações, os títulos com maturidade em 2034 corresponderam a 26,69% dos negócios realizados.
Cristina Lourenço ressaltou ainda que a Bodiva reafirma o seu compromisso em impulsionar o desenvolvimento do mercado de capitais angolano, consolidando a sua posição como um actor-chave na economia do país.
Por outro lado o administrador executivo da Bodiva Dilson Gaspar realçou que em 2024 obtiveram um montante negociado na cifra de 6 bilhões de kwanzas, e em destaque as acções da empresa Ensa e Bodiva em bolsa para o ano de 2024.

A Bodiva para o desenvolvimento do mercado tem em vista o lançamento da bolsa e mercadorias, que pode ser implementado até 2028, para apoiar o sector agrícola no financiamento de capitais para trazer um mercado mais competitivo, dinâmico e exclusivo para melhorar a vida das populações.
Dilson Gaspar avançou ainda que os investidores em bolsa pode ser feito por empresas ou pessoas singulares. Durante a cerimônia foram ainda entregues os prémios Thiluanda, que distinguiram os seguintes intervenientes pelo seu desempenho no mercado:

° Maior montante negociado nos mercados; Banco BFA Capital Market
°Maior número de integrações na cevam; Banco BFA Gestão de Activos
°Maior número de contas de custodia abertas; Áurea
°Emitente com maior capatizaçao bolsista; Vai
°Desenvolvimento e inovação tecnologica; Áurea
°Informação de mercado; Jornal de Angola
°Acção com melhor perfume; Banco BAI

Os títulos privados também tiveram um papel relevante, com as acções a representaren 42,24% as obrigações privadas 4,19% e as unidades de participação 0,62% do total de negócios.
Texto: Jorgina Manuela
Foto: Rogério Mpaka