O Programa PALANCA decorre do Plano Estratégico de Transformação da TAAG 2025- 2029, concebido para responder de forma concreta aos desafios organizacionais, financeiros e operacionais que a empresa enfrenta, assegurando a sua consolidação como companhia aérea de referência em África e no mundo.

Realizado nesta quinta-feira, em Luanda, o primeiro encontro com os seus colaboradores para apresentar oficialmente o Programa PALANCA, um plano estratégico cujos pilares da transformação visam garantir a sustentabilidade, a eficiência e o crescimento futuro da companhia aérea nacional.
Durante o encontro, o Conselho de Administração da TAAG reforçou a importância de uma comunicação clara, transversal e contínua em todas as fases do processo de transformação, garantindo que todos os colaboradores compreendem o propósito e os objectivos do programa.
“A TAAG só poderá concretizar a sua visão e cumprir os seus valores com o envolvimento activo e consciente de todos os seus profissionais na implementação do Plano Estratégico de Transformação e este envolvimento exige responsabilização pelas funções e pelos resultados que cada um desempenha e entrega.
O Programa PALANCA representa o ponto de viragem que vai permitir à companhia tornar-se mais eficiente e sustentável, com uma cultura de excelência e responsabilidade”, destacou o Presidente do Conselho de Administração, Clovis Rosa.
Inspirado na palanca negra gigante, símbolo de resiliência, orgulho e identidade nacional, este programa pretende reforçar a segurança operacional, assegurar a viabilidade financeira cortando custos e aumentando receitas, consolidar o posicionamento regional e internacional e promover o orgulho e o sentido de pertença entre os colaboradores.
Entre as prioridades imediatas do Programa PALANCA estão a estabilização operacional, o cumprimento rigoroso dos padrões internacionais de segurança, a melhoria da rentabilidade e a modernização dos processos internos, com o apoio técnico da Lufthansa Consulting, parceira estratégica do projecto.
A TAAG reafirma, assim, o seu compromisso em servir Angola e o mundo com segurança, fiabilidade e inovação, consolidando o papel da companhia como motor do desenvolvimento nacional e embaixadora da excelência angolana no sector da aviação.

