Transformar o trabalho informal e impulsionar a empregabilidade digital é o que a nova Startup angolana pretende realizar no país

O Work App, plataforma digital criada para ligar profissionais e clientes de forma rápida, segura e transparente, tem como missão democratizar o acesso ao trabalho formal e aumentar a empregabilidade no país.

A plataforma permite a contratação de serviços domésticos, técnicos e digitais directamente através da aplicação móvel, integrando um sistema de avaliação mútua entre clientes e profissionais, pagamentos digitais seguros, parcerias com instituições financeiras e de seguros, além de um sistema interno de dados e indicadores de desempenho (KPIs) que assegura controlo de qualidade e melhoria contínua do serviço.

Segundo o fundador e CEO da plataforma, Manuel Santa Clara, o Work nasce com uma visão clara: simplificar o dia a dia dos angolanos e valorizar o talento local através da tecnologia.

“O Work pode ser uma ferramenta concreta para o alargamento da base tributária e previdenciária, contribuindo para o INSS e para a Administração Geral Tributária. Ao mesmo tempo, favorece a inclusão financeira de jovens e profissionais independentes e está alinhado com a visão do Governo de Angola de criar empregos bons e sustentáveis, como preconiza o programa JOBE”, sublinhou.

A startup aposta na profissionalização do sector dos serviços, promovendo confiança, transparência e qualidade, ao mesmo tempo que cria oportunidades reais de rendimento para milhares de trabalhadores independentes.

“O Work App nasceu para simplificar a vida dos angolanos. Queremos que ao encontrar um electricista, uma empregada doméstica ou um programador seja tão simples como pedir um transporte. E queremos que cada trabalhador tenha orgulho em fazer parte da transformação digital do país”, afirmou o responsável.

E tem como objectivo tornar-se numa plataforma de referência nacional na contratação de serviços locais.
De acordo com Manuel Santa Clara, o Work App desempenha também um papel estrutural na economia ao formalizar o trabalho informal, ligando profissionais à economia digital e aproximando Angola dos padrões internacionais de plataformas de serviços.

A plataforma Work App, opera actualmente apenas na província de Luanda, onde já registou números relevantes: mais de 2.000 serviços realizados e mais de 500 profissionais inscritos na plataforma.
O impacto e o potencial da startup foram recentemente reconhecidos a nível nacional, com o Work a ser distinguido como “Melhor Startup de Angola 2024”, tanto pelo Unitel Challenge como pela Acelera Angola.

A empresa pretende expandir-se as suas operações para o ano de 2026, á novas províncias, com destaque para Benguela e Huíla, com perspectiva de atingir 25 mil utilizadores activos, alcançar cinco mil trabalhos realizados por mês, e integrar Inteligência Artificial e automação nos processos de formação, correspondência de serviços e suporte ao utilizador.

O plano inclui ainda o reforço de parcerias governamentais e privadas para ampliar o impacto social da plataforma.
Com uma proposta clara e resultados já comprovados, o Work App posiciona-se como um dos actores-chave na transformação digital do mercado de trabalho em Angola.

- Advertisement -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Recente