ANGOLA E NIGÉRIA REUNEM COMISSÃO MISTA BILATERAL PARA ACTUALIZAR INSTRUMENTOS JURÍDICOS QUE IMPULSIONEM PARCERIA ESTRATÉGICA EM ÁFRICA

Os trabalhos da 5ª Reunião da Comissão Mista Bilateral Angola-Nigéria iniciam nesta terça-feira, em Luanda, para passar em revista os Acordos e Memorandos de Cooperação entre os dois países com olhar para os grandes desafios económicos.

Na mesa, estarão mais de 20 Acordos e Memorandos que precisam ser actualizados e agregar novos instrumentos jurídicos que doravante vão nortear a cooperação político-diplomático entre os dois países nas áreas de defesa e segurança, diplomacia cibernética e digital, economia e comércio, judicial, cultura, dos transportes aéreo e marítimo, telecomunicações e comunicação social, turismo e isenção de vistos. As delegações são chefiadas pelo Secretário de Estado para Cooperação Internacional do MIREX, SExcia. Domingos VIEIRA LOPES e pela Ministra de Estado dos Negócios Estrangeiros, SExcia. Bianca ODUMEGWU-OJUKWU.

O Embaixador de Angola na Nigéria, José Bamóquina ZAU, descreve o momento como um marco de viragem para impulsionar uma cooperação mais dinâmica assente no livre comércio, isenção de vistos e da dupla tributação, extradição e transferência de pessoas condenadas e maior segurança no Golfo da Guiné. “Desde 2001 que os trabalhos desta comissão foram interrompidos e estamos muito animados em relançar esta cooperação com foco para as indústrias de hidrocarbonetos e petroquímica, da agronegócios, turismo de sol, tecnologias de informação, inovação e economia azul para gerar investimentos que criem emprego jovem e impulsionar as empresas dos dois países”, explicou José Bamóquina Zau.

- Advertisement -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Recente