Por Jorgina Manuela
A conferência que serviu como uma alavanca para promoção dos recursos minerais nacionais, defendendo a valorização dos recursos minerais do país. O evento que decorreu de 22 á 23 de outubro em Luanda, contou a presença de empresários nacionais e internacionais.

O Administrador executivo do grupo OPAIA Adriano Lamas, avançou que para esta conferência trouxeram o lançamento de dois novos projetos com a produção de Oreia fertilizantes, potássio e fosfato substância utilizada para produção do NPK, sublinhado que Amufer irá produzir 1.380 mil toneladas de Oreia por ano, e prevê a sua produção em Maio de 2027, produtos cem por cento nacionais.

Adriano Lamas acrescenta que tenhem como perspectiva criar mais de 7 mil postos de empregos directos e indiretos, contributo deste modo para o aumento da empregabilidade e da mão de obra local. Ressaltou ainda com este projeto vem suprir a demanda nacional e criar ascendentes para capitar divisas. ” Nos vamos produzir fertilizantes suficientes para aquilo que é o consumo actual e apoiamos o crescimento daquilo que será na produção e produtividade e ajudar na soberania alimentar,” realçou Adriano Lamas.

Para o responsável da Cópia Group Adilson Mangueira Nelumba,
empresa especialista em supervisão e fiscalização de projetos estruturantes entre as áreas de protecção, unidades e minera, destacou que para esta feira de mineiros, apresentação de uma nova tecnologia denominada MAPLE, em que vai ajudar as instituições do Estado, do Mirempet, assim como as empresas que fazem exploração mineira, a controlar as suas atividades, a movimentação de terras, e também o desaparecimento de terras preciosas e fazer um software completo.

” Vamos apresentar os nossos drones, fazemos levantamentos com drones para aperfeiçoar a nossa parte de fotografia e também a imersão em 3D. porque facilita também a fiscalização e supervisão de qualquer projeto estruturante,” frisou.
Adilson Nelumba sublinha ainda, ” Somos o líder do consórcio de Caculo Cabassa, o maior projeto da Angola, trabalhamos em Nauca, e estamos a trabalhar em alguns projetos de estrada, são projetos muito difíceis de aparecer, nós apresentamos tecnologia junto com a fiscalização e a supervisão”.
Foto: Afonso Francisco.

