I
O Instituto Nacional de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas (INAPEM) e o Banco de Comércio e Indústria (BCI) assinaram, em Luanda, um protocolo de cooperação destinado a facilitar o acesso ao financiamento às MPME e a impulsionar a produção nacional.

O acordo foi rubricado pelo presidente do Conselho de Administração do INAPEM, Bráulio Augusto, e pelo Presidente da Comissão Executiva do BCI, Renato de Assunção Borges, na sede do banco. A parceria prevê a criação de soluções financeiras para apoiar as Micro, Pequenas e Medias Empresas, a disponibilização de linhas de crédito, incluindo financiamento externo, e a implementação de mecanismos que reforcem a competitividade e incentivem as exportações.

O protocolo de cooperação estabelece áreas de actuação conjuntas, como a criação de novas linhas de financiamento, a identificação de sectores prioritários para dinamizar a economia, o acompanhamento e fiscalização dos projectos financiados e a instituição de uma premiação anual de excelência para clientes empresariais do BCI.

Para o INAPEM, esta parceria representa um passo estratégico no fortalecimento do tecido empresarial angolano, oferecendo às micro, pequenas e médias empresas melhores condições de acesso ao crédito e oportunidades de expansão.
Com este memorando, ambas as instituições consolidam o compromisso de contribuir para o crescimento sustentável das MPME, consideradas fundamentais para a diversificação da economia e para a criação de emprego em Angola.

